Acabamentos

Cortes especiais: saiba como funcionam e turbine seus trabalhos

cortes-especiais-em-cartoes

Os cortes especiais são uma maneira de trazer um diferencial criativo e conseguir atenção especial para o seu material de divulgação.

Quando fazemos uma arte para divulgar nosso trabalho, seja ela um flyer ou um cartão de visita, o grande diferencial está na maneira como você apresenta esse material. Às vezes nós acabamos nos preocupando apenas com alguns elementos específicos e esquecemos que um conjunto de detalhes bem pensados fazem muito mais a diferença!

Se analisarmos bem, um cartão de visitas ou um flyer têm grandes chances de serem jogados fora alguns minutos ou horas depois de serem entregues. É normal! Principalmente se eles forem iguais a todos os outros. É mais um papel ocupando espaço na bolsa ou carteira.

Mas já imaginou entregar um cartão de visita de uma construtora em formato de tijolo? Ou de um dentista em formato de dente? São infinitas as possibilidades, podendo variar com ideias mais simples até ideias mais sofisticadas. Um material bem elaborado causa um impacto positivo já num primeiro contato.

Os cortes especiais são os responsáveis por dar essa originalidade aos trabalhos e, dependendo do seu grau de complexidade, podem ser facilmente produzidos pelas gráficas. Então é só continuar lendo o post e você verá diversas ideias para aplicar aos seus materiais e ainda entender como funcionam os cortes especiais.

O que são cortes especiais?

Cortes especiais – também chamados de “faca especial” – são todos os tipos de corte aplicados no papel com formatos diferentes dos convencionais; eles vão desde bordas arredondadas e detalhes vazados até formatos totalmente personalizados.

Esta é uma técnica um pouco mais cara dependendo do tipo de corte solicitado. O preço mais alto dessa técnica acontece pois para esse tipo de produção, as gráficas têm a necessidade de fabricar uma lâmina de aço, com o formato desejado da faca, para que seja colocada na máquina de corte.

Mas, de uma maneira geral, esta é uma forma de dar um toque de criatividade e sofisticação ao seu trabalho, com um detalhe que muitas vezes não é pensado na produção. Para um projeto diferenciado vale a pena levar em consideração a possibilidade de investir em um corte especial.

Quando trabalhar com cortes especiais?

Não existe uma regra para trabalhar com cortes especiais, basta abusar da criatividade e entender o que ficaria melhor de acordo com o layout que foi criado. É interessante pensar em qual será a faca especial a ser utilizada já no momento de criação do material.

Aposte no uso de cortes especiais em cartões de visita, flyers e folders. Esta é a vitrine do seu negócio, portanto esbanjar originalidade é essencial para atrair os olhos das pessoas. Se você é um fotógrafo, por exemplo, e está divulgando seu trabalho com flyers… por que não apostar em um material com formato de lente de câmera ao invés do tradicional papel retangular? Se você trabalha com confeitaria, por que não investir em um cartão com o formato de algum doce, ao invés de utilizar apenas uma imagem?

Sem dúvidas as pessoas ficarão mais atraídas pelo que você trouxe de conteúdo no flyer e no serviço que a sua empresa está oferendo com o cartão de visitas, mas é importante sempre alinhar a linguagem com o formato e todos os elementos que compõem os materiais de divulgação.

10-dicas-para-criar-flyers-profissionais-fontes-cores-formatos-e-muito-mais

Os cortes especiais podem ser utilizados em qualquer formato e tipo de papel, sendo uma ótima opção para diferenciar cartões de visita, marca páginas, flyers, folders, adesivos e etiquetas. É uma forma interessante de apresentar esses materiais que possuem bastante liberdade de criação e que são tão importantes no momento de primeiro contato com os seus possíveis clientes.

Ideias de como utilizar cortes especiais

Apostar em um cartão de visita criativo é a melhor maneira de atingir um número maior de pessoas. A aplicação de um corte diferenciado ao material traz sofisticação e criatividade, além de mostrar cuidado com os detalhes.

O corte especial pode ser utilizado também em outros materiais, como em flyers, tags, adesivos, imãs de geladeira, marca páginas… São infinitas possibilidades! Esse diferencial deixa qualquer material mais rico e interessante. Tenha em mente sempre o impacto que você quer causar.

Uma opção que costuma funcionar muito bem é aplicar ao material um corte especial que faça referência ao segmento de atuação. Outra opção legal é destacar alguma parte do material, para onde você quer chamar a atenção. Um detalhe pode fazer toda diferença!

Para que você consiga visualizar ainda melhor e ter ideias para aplicar em seus próprios trabalhos, trouxemos alguns exemplos de cartão de visita que utilizam a técnica de cortes especiais.

cortes-especiais-exemplo-cartão-visitacortes-especiais-exemplo-cartão-visita
cortes-especiais-exemplo-cartão-visitacortes-especiais-exemplo-cartão-visita

@Pinterest

Unir o corte especial com outros diferenciais, como a aplicação de Verniz UV, por exemplo, irá garantir um material ainda mais especial e elaborado! Com certeza a apresentação da sua empresa não vai passar despercebida.

Como indicar um corte especial no arquivo

Existem algumas maneiras de indicar onde você deseja que seja feito o corte no arquivo. É preciso deixar esse detalhe bem sinalizado para que não existam erros. Procure alinhar e conferir com quem está fazendo a criação do material. Caso você não esteja contando com a ajuda de um designer profissional, recomendamos que você pesquise o método indicado para fazer a marcação com a gráfica escolhida.

Em gráficas online, geralmente já é disponibilizado esse material para facilitar a produção do arquivo. A Papira, por exemplo, conta com um guia completo de finalização e de impressão para que você saiba exatamente como trabalhar.

Seguindo o padrão de indicação de cortes especiais da Papira, o layout precisa ser fechado com a linha de corte em cor magenta. Outro detalhe importante é atentar-se aos padrões de margem de segurança e sangria.

como-indicar-um-corte-especial

É importante lembrar que cada gráfica possui seu modo de fechamento de arquivo para casos específicos, portanto é bem importante que você faça a escolha da gráfica antes de finalizar seu material. Procure se informar se a gráfica selecionada trabalha com cortes especiais e todas as condições para isso.

 

Teve alguma ideia para aplicar um corte especial em um material? Se restou alguma dúvida sobre esse processo, mande uma mensagem para nós aqui nos comentários!

AnteriorPróximo