Comparativos

Offset x digital: entenda as diferenças

offset-digital

Offset e  digital estão entre as técnicas mais comuns de impressão no mercado, e ainda geram algumas dúvidas no que diz respeito à qualidade e rapidez.

Após finalizar o material e enfim escolher uma gráfica para fazer a impressão, ainda existem algumas questões para serem definidas. Garantir uma impressão de qualidade é fundamental para que seu projeto fique impecável, pois de nada adianta todo o esforço na criação, se na hora de tê-lo em mãos, o material não corresponde às expectativas.

Justamente por isso, é imprescindível escolher a melhor forma de imprimir seu material na gráfica. Portanto, o primeiro passo é entender as diferenças dos dois tipos mais comuns de impressão: offset e digital; e saber quais as melhores aplicações para cada um deles.

 

Diferenças entre offset e digital

offset-máquina

A primeira grande diferença já está no nome de cada técnica de impressão: offset significa “fora do lugar”, ou seja, a tinta passa por um cilindro antes de ir para o papel. Já a digital resulta na transferência de dados digitais a partir de computadores, por exemplo, à impressora.

A impressão offset é uma técnica que utiliza matrizes a partir de chapas de alumínio que farão o intermédio na gravação do material. Então, antes mesmo das imagens serem impressas no papel, elas passam primeiramente por essa chapa para que somente depois disso sejam transferidas para o material propriamente dito.

A grande diferença entre offset e digital está na técnica utilizada e nas vantagens de cada uma para certos tipos de impressão. As duas formas de impressão são ótimas em qualidade, mas podem ser melhores ainda se utilizadas para os fins recomendados.

 

Quais as melhores aplicações para cada uma?

Como dito anteriormente, cada uma das técnicas possui vantagens em determinados tipos de impressão. Ou seja, se requer agilidade e rapidez em tiragens grandes de revistas ou cartões de visita, por exemplo, sem dúvidas a impressão offset seria a mais indicada.

Mas por que a offset é melhor neste quesito? Quando eu sei que devo optar pelo offset e não pela digital? Para entendermos melhor na hora de escolher a melhor técnica de impressão, resumimos as técnicas e suas aplicações para você saber exatamente quais as vantagens de cada uma:

Offset:

Recomendado para altas tiragens com ótima qualidade. É possível fazer impressão em diferentes gramaturas de papel e formatos, além de cores especiais. Aplicações: revistas, panfletos, cartões de visita, jornais, flyers, bloco de anotações etc.

Digital:

Tiragens menores com ótima qualidade e definição. Ideal para prazos curtos e possui secagem rápida. Impressão a partir de arquivo digital. Aplicações: cardápios, convites, rótulos, adesivos, cartões, blocos e materiais promocionais em geral.

 

Vantagens da impressão offset

maquinas-de-impressao

A técnica de impressão offset é considerada um diferencial no mercado. Apenas gráficas grandes possuem esse tipo de máquina e realmente prezam pela qualidade do material proveniente dessa técnica.

Por mais que, muitas vezes, possa ser mais cara que a impressão digital por conta da sua qualidade e rapidez, a offset garante um trabalho sem igual se comparado à digital.

É claro que tudo vai depender da demanda e do prazo, que é um fator determinante para a escolha. Se a tiragem for muito grande e a qualidade das cores for imprescindível, a impressão Offset é a mais indicada.

Além de que, com a impressão Offset, é possível obter tons diferenciados nas cores, bem como optar pelo uso de tintas metálicas e fluorescentes, por exemplo.

RGB e CMYK: quando usar e qual o correto para impressão?

 

Quando optar pela digital ao invés da offset?

Quando for necessário uma impressão a curto prazo e de pouca tiragem, ou até mesmo impressos de tamanho personalizados, a digital seria a opção ideal. Em impressões de grande escala, por exemplo, é possível atingir um maior nível de resolução por meio da impressão digital.

impressão-digital

Aliando rapidez e qualidade

A Papira possui uma tecnologia de impressão offset diferenciada, que permite diminuir o prazo comum das impressões (o que acaba sendo o fator decisivo na hora de optar entre a digital e offset), aliando isso à qualidade inigualável de uma impressão offset. É a junção das vantagens de ambas as técnicas.

A Papira é a uma das únicas gráficas online que usam essa tecnologia, igualando o prazo da offset e da digital para que você tenha um material de qualidade em mãos, sem precisar esperar muito mais tempo para isso.

Então, agora que você já sabe a melhor maneira de imprimir seu cartão de visitas ou o flyer da empresa, é só solicitar um orçamento e conhecer tantas outras vantagens de optar por uma gráfica online.

 

Tirou todas as suas dúvidas sobre impressão offset e digital? Então agora é só compartilhar com os seus amigos!

AnteriorPróximo