Comparativos, Dicas e tutoriais

Saiba finalizar e fechar corretamente seu arquivo para produção

arquivo-para-produção

Uma dúvida é bastante recorrente na hora de enviar materiais para impressão: qual o formato ideal para fechar e enviar o arquivo para produção? São vários os formatos possíveis de serem trabalhados na indústria gráfica, assim, vamos indicar qual o melhor a ser utilizado em algumas situações.

Antes de começarmos, é importante entender que, provavelmente, você vai ouvir muito as expressões “arquivo aberto” e “arquivo fechado”, que nada mais é do que a condição de edição desse arquivo. O arquivo aberto é o que você utilizou originalmente no software de criação do material, como, por exemplo, Illustrator, Corel Draw, InDesign e Photoshop, e que possibilita fazer alterações e ajustes na arte.

Já o formato fechado, o que realmente interessa, são os utilizados para enviar à gráfica e solicitar a impressão do produto. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens. Se você não deseja alterações na arte, deve enviar o formato fechado. Se você vai demandar ajustes, opte pelo formato aberto.

Agora, vamos falar sobre os tipos de arquivo em si. O JPG ou JPEG é o formato mais utilizado para web e mídias digitais, capaz de ser lido por diversos softwares e normalmente usado para fotografia e imagens sem movimento. Já o TIF é o mais recomendado para os impressos de características comerciais e profissionais. Ele é o formato para imagens de alta qualidade e compatível com a maioria das plataformas gráficas. Sua grande vantagem em relação ao JPEG é o fato de possuir vários tipos de codificação e compactação sem haver perda de qualidade ao salvar o arquivo depois da edição. Sem falar no suporte de fundos transparentes, modos de cores, como RGB, CMYK, Bitmap (preto e branco) e Grayscale (tons de cinza).

Além desses mais tradicionais, outras opções bastante utilizadas são o PDF e o EPS, que são ótimos para intercâmbio entre programas de edição de diferentes desenvolvedores.

Podemos considera-los os “queridinhos” do nosso tempo, justamente pela multiplicidade de aplicações, como na distribuição de um simples documento, até a finalização de um arquivo para fim publicitário.

Na Papira, você pode enviar seu material e contar com a agilidade de uma produção personalizada com início imediato! Acesse o site e solicite um orçamento para a sua demanda. Aproveite para conhecer a nossa linha completa de produtos e confira nossas opções de pagamento.

AnteriorPróximo