Dicas e tutoriais

5 dicas para convite para acertar em cheio!

dicas-para-convite

Um convite está sempre atrelado a um momento marcante e especial, seja um casamento, aniversário, chá de bebê, batismo, evento corporativo… Ele é uma parte importante da festa, pois é o primeiro contato que seus convidados terão com o evento.

Preparamos um post recheado com várias dicas para o desenvolvimento do convite, desde o layout e criação, passando pelos materiais ideias e as melhores formas de distribuição e entrega.

Deixe o convite com a cara do seu evento

A primeira coisa a se pensar na hora de desenvolver o convite para a sua festa é ter em mente que ele precisa ter a ver com o estilo e proposta da celebração. O convite pode ser clássico, divertido, ousado… O mais importante é que ele deve transmitir o que os convidados irão encontrar.

A sua festa será temática? Então uma ótima ideia pode ser já começar a trabalhar o tema no convite. Estamos falando de um casamento mais tradicional? Vale seguir essa linha no convite também.

Pense em tudo que você quer que esteja presente no dia da festa e comece a explorar isso nos convites!

 
@Pinterest

Pesquise referências para o seu convite!

Depois de saber qual será o estilo e o tema do seu convite, vale a pena passar um tempo pesquisando referências para coletar ideias.

A internet é uma fonte de informação incrível e que vai te ajudar. O Pinterest é uma ótima ferramenta para busca de referências. Basta fazer uma conta simple e pronto! Você vai encontrar muitas imagens, ideias e dicas para convite, podendo fazer inclusive buscas mais específicas com o tema e estilo da sua festa.

 
@Pinterest

Se você está contando com o suporte de uma empresa para organizar a sua festa, os profissionais também são uma ótima fonte de ideias, uma vez que já realizaram muitas outras cerimônias.

Converse também com gráficas especializadas na produção desse tipo de material, eles também poderão facilitar a escolha dos modelos de convite, bem como explicar os materiais, tipos de papéis, formatos, acabamentos e detalhes disponíveis no mercado para confecção do seu convite.

A pesquisa vai ajudar muito a dar um norte para a sua proposta e entregar várias dicas para o seu convite.

Não se esqueça da finalidade do convite

Você tem liberdade de pensar no melhor formato e soltar a criatividade na hora de definir todos os detalhes do convite, mas alguns padrões precisam ser seguidos, principalmente em relação às informações.

Um convite é desenvolvido e tem como principal objetivo contar para os seus convidados sobre o seu evento e fazer com que eles se sintam parte daquele momento especial.

As informações devem estar claras e com fácil leitura. Não se esqueça de incluir todos os dados necessários para que seus convidados não fiquem com nenhuma dúvida. Faça um check list do que não pode faltar: data, horário, local, quem está convidando, se existe alguma regra de vestimenta que os convidados devem seguir.

Na hora de fazer a arte do convite, tome cuidado com a diagramação e com a distribuição das informações para deixar tudo legível e com espaços de respiro entre os elementos, para deixar o convite leve.

Pense na quantidade antes da produção

Arte pronta e detalhes escolhidos, chegou a hora de mandar os convites para a gráfica.

O mais automático é pensar em imprimir a quantidade de convites que serão distribuídos entre os convidados, mas cuidado! É interessante produzir sempre uma quantidade extra, para imprevistos. Pode ser que você tenha esquecido de incluir alguém na lista ou decidir incluir mais alguns convidados depois do convite já pronto.

img-grafica-online

Vale lembrar também que o envio de convites não precisa ser individual, dependendo da proposta do seu evento. Para festas de aniversários, casamentos, chás de bebê e batizado, por exemplo, você pode enviar apenas um convite para toda uma família, estendendo o convite entre os membros.

Planeje a entrega dos convites com antecedência

Qualquer que seja o evento, ele é um momento único e você não quer que seus convidados deixem de comparecer, certo? Portanto, pensar na entrega destes convites é tão importante quanto tê-los prontos.

Avalie a melhor data para a distribuição e o formato de acordo com a proposta do seus evento. Eventos mais íntimos pedem que os convites sejam entregues pessoalmente.

Na dúvida sobre a antecedência, convide formalmente um mês antes. Esse é um tempo interessante para que os seus convidados possam se preparar, principalmente se for obrigatório fazer a confirmação de presença  – permita que seus convidados possam reservar a data para fazer parte desse dia tão especial!

 

Gostou dessas dicas para convite? Compartilhe esse post com alguém que está preparando um evento!

AnteriorPróximo