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Flyers e panfletos para eventos: acerte na divulgação

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Para a comunicação de um evento, é fundamental investir na divulgação em larga escala. Uma ótima opção para esse tipo de estratégia é a produção e distribuição de materiais impressos. Flyers e panfletos para eventos precisam de atenção redobrada na hora da criação do material, afinal de contas, são eles que vão passar a imagem do seu evento para quem os receber.

Mesmo com toda a inovação em comunicação e com os novos canais de contato que surgem todos os dias entre os clientes e as empresas, a distribuição de flyers ainda é uma das mais tradicionais e mais utilizadas ações de marketing. Isso acontece pois essa é uma forma de baixo custo e alto impacto, se for planejada de forma inteligente.

A chamada panfletagem é muito procurada por empresas de diversos ramos e é uma opção muito interessante para comunicar promoções, lançamentos de produtos e, claro, para a divulgação de festas e eventos.

Flyers e panfletos são materiais gráficos de distribuição em massa e devem ter uma comunicação simples, objetiva e direta. Para que sejam eficientes no seu propósito, algumas estratégias e orientações devem ser pensadas com cuidado.

Continue lendo o post de hoje no blog para ter flyers e panfletos de divulgação de eventos assertivos!

 

Crie um layout que chame a atenção

Você não quer que o seu material acabe no lixo junto com outros antes mesmo de passar a sua mensagem, certo? Andando pelas ruas somos bombardeados de informações, publicidades e divulgações promocionais. Portanto, desenvolva com cuidado a arte do seu flyer ou panfleto, para que ele não seja apenas mais um entre tantos.

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Chamar a atenção para o seu material é fundamental. Pense no público do seu evento e que irá receber o flyer. O que chamaria a atenção dessas pessoas? O que despertaria o interesse deles em ir até lá?

Vale a pena explorar cores, elementos gráficos e imagens para impactar o seu público. Use cores vivas sem abrir mão de um layout agradável aos olhos. Não esqueça de deixar espaços vazios para respiro.

Use os elementos para que num primeiro impacto a pessoa possa identificar sobre o que será o seu evento, qual o tema (música, filme, circo, artes plásticas, design, literatura, teatro, dança, etc.). Dessa forma, as chances de impactar positivamente e despertar interesse de quem recebe o material são maiores.

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Inclua as informações com bom senso

Depois de impactar as pessoas com a cara do seu flyer, com os elementos visuais, a próxima oportunidade de fisgar o seu público é através do texto. Inclua no material uma chamada curta e destacada. A chamada precisa, ao mesmo tempo, informar e atrair a atenção de quem está com o material nas mãos.

Foque em mensagens de leitura rápida e, claro, não se esqueça de adicionar as informações sobre o seu evento (data, hora, local, como funcionará a entrada, como será o evento, se existe um valor para a entrada, onde os ingressos podem ser comprados).

É fundamental também deixar algum contato para que quem queira mais informações possa ter um canal de comunicação direto com a organização. De preferência inclua na arte pelo menos um contato de telefone e um contato online.

Se fizer sentido, divulgue também as redes sociais de quem está organizando o evento, assim as pessoas impactadas pela divulgação podem interagir com a página, além de já entrarem em contato com mais uma forma de divulgação para as próximas datas e eventos.

Por outro lado, não inclua informações demais na arte, para não deixar o material confuso ou cansativo. Converse com o profissional de design gráfico ou criação que está desenvolvendo esse material para você, para passar o que você quer transmitir.

Se você mesmo está desenvolvendo esse material para o seu evento, uma boa opção pode ser utilizar ferramentas online que já disponibilizam modelos e padrões para esse tipo de material.

Essa pode ser uma ajuda interessante principalmente para acertar as proporções, tamanho das fontes para não comprometer a leitura e incluir detalhes de design que fazem o material parecer mais profissional.

É interessante também utilizar fotos ou ilustrações produzidas por profissionais contratados pela sua empresa, para que o material seja único e tenha uma arte mais exclusiva. Porém, se esse tipo de investimento não for possível, existem muitas opções em banco de imagens gratuitos, para que você possa fazer uma busca e encontrar algum elemento visual, imagem ou fotografia que se encaixe a proposta do flyer da sua festa ou evento.

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Ofereça alguma vantagem no flyer ou panfleto do seu evento

Uma forma de garantir com que seu flyer seja lido e seu evento seja considerado pelo seu público é incluir alguma vantagem para quem o está recebendo.

Se possível, ofereça algum tipo de desconto, vantagem ou diferencial na divulgação da sua data especial.

Lembre-se de que a última coisa lida será a que vai ficar na cabeça de quem recebeu o material. Então, oferecer essa vantagem na parte inferior do panfleto pode ser uma boa estratégia, seguida de informações de contato e endereço de onde o evento irá acontecer.

Antes de fechar o arquivo e enviar para a gráfica que fará a produção, não se esqueça de revisar o documento e checar que todas as informações estão corretas, afinal, um único dado errado anula todo o trabalho de divulgação e o material produzido terá que ir para o lixo e uma nova impressão corrigida será necessária.

Confira também se as cores utilizadas não estão atrapalhando a leitura do texto e se as imagens utilizadas estão em alta qualidade.

 

Invista em um papel de qualidade para a produção

Por mais que esse seja um material de rápido impacto e que normalmente é produzido em alta tiragem, não deixe de investir em um papel de qualidade e em uma boa gramatura, para deixar seu flyer mais robusto e passar uma imagem positiva do seu evento e marca.

Converse com a gráfica escolhida para a produção para conhecer os tipos de papel que podem ser escolhidos para essa demanda.

Normalmente para esse tipo de material gráfico a melhor opção de papel é o couchê, que pode ser encontrado nas versões com e sem brilho e que confere ao flyer um ar de sofisticação e de qualidade.

 

Desenhe a estratégia da distribuição

Flyers e panfletos atrativos de nada servem se não chegarem ao público certo.

Estabeleça uma estratégia de distribuição eficiente para que a entrega do seu material seja um sucesso e seu evento seja muito bem divulgado.

Primeiro é preciso entender onde está o seu público – é aí que você deve concentrar a distribuição do seu material impresso. Depois de definido o perfil e hábitos do público, fica mais fácil pensar nos locais de ação de distribuição.

Locais de aglomeração costumam funcionar muito bem para esses casos. Novamente pense no público que vai querer ir ao seu evento e mapeie os locais de distribuição: saída de outros eventos, escolas, faculdades, centros comerciais e saída de shoppings, centro da cidade, distribuição no trânsito…

Outra opção interessante é buscar parceiros que interagem com o mesmo público que o seu, seja a divulgação através de algum estabelecimento ou mesmo outros eventos similares. Mas cuidado ao escolher os parceiros, pois a imagem do parceiro pode passar para a imagem do seu evento. Portanto busque opções que já estabeleceram uma relação de confiança com o seu público e que ofereçam uma boa experiência para quem está em contato com o estabelecimento ou serviço oferecido.

Além disso, vale pensar também no horário de distribuição. Fins de tarde e outros horários de pico são mais tumultuados e as pessoas estão com mais pressa e cansadas, com uma propensão menor de receber o seu material e prestar atenção na sua mensagem.

Existem muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço, com pessoas que já estão acostumadas no trato com o público e com a distribuição de flyers e panfletos para eventos. Investir na contratação de empresas assim pode ser interessante para que o serviço seja realizado da melhor forma possível.

Além dos locais escolhidos para a distribuição, é preciso pensar também na quantidade de materiais impressos que serão produzidos para essas ações. Pense no tipo e tamanho do evento, para determinar se a panfletagem será mais ampla e abrangente ou não.

 

Gostou das nossas dicas para produção e distribuição de flyers e panfletos para eventos? Então compartilhe esse post com os seus contatos!

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