Dicas e tutoriais

Como saber se uma imagem está em boa qualidade para impressão?

Existe uma história de terror que é muito comum para quem gosta de guardar momentos em forma de fotografias. E ela aparece, geralmente, no momento em que estamos com as mãos mais atadas: é a falta de qualidade de impressão.

É muito comum nos depararmos com registros que parecem estar perfeitos em meios digitais – como celulares, TVs e computadores – mas que, quando colocados no papel, perdem a perfeição e o brilho de quando eram vistos antes. E o mesmo vale para outros arquivos que pretendem ser impressos, como cartazes, pôsteres e derivados. Por tal motivo, é de grande importância saber qual qualidade de imagem é boa para impressão.

E como saber isso?

O primeiro ponto que precisamos entender para poder descobrir qual qualidade de imagem é boa para impressão é o tamanho que terá o impresso final. Isso será de extrema importância para que o arquivo produzido possa ter as dimensões e especificações necessárias para ser produzido da forma que você precisa.

Após ter isso em mente, precisamos saber que a resolução de uma imagem impressa é medida através de DPIs (dots per inch, ou pontos por polegada, em português). Essa medida informa quantos pontos de cor estão contidos em uma polegada do arquivo. Quanto mais pontos, mais qualidade na impressão. O padrão, para impressos, é de 300DPI.

Então, para saber qual a resolução de imagem necessária que o trabalho final seja satisfatório, é preciso fazer uma pequena continha:

Largura x Altura

Largura: (medida em centímetros / 1polegada) * DPI

Altura: (medida em centímetros / 1polegada) * DPI

Exemplo: Se a largura for de 20 centímetros e a altura for de 26 centímetros, teremos:

Resolução: 2362 x 3071 pixels

Largura: (20 / 2,54) * 300 = 2362,2

Altura: (26 / 2,54) * 300 = 3070,8

Tem como simplificar?

Claro que você não precisa desenvolver essa conta todo o tempo. Nos principais softwares, as conversões em arquivos, com base nos DPIs e medidas, são automáticas. Mas, caso precise muito de algum lugar para consultar, confira abaixo alguns dos valores mais comuns utilizados.

Quais outros fatores importam na qualidade da impressão?

Claro que, além da resolução do arquivo que está sendo produzido, outros fatores são decisivos na hora de observar a qualidade da impressão. É importante estar muito atento ao tipo de papel, ou superfície, em que o trabalho está sendo feito, e identificar qual é o melhor para cada tipo de serviço. Existem várias alternativas, como papéis fotográficos, couché, e outros. Cada um é essencial para um tipo de impressão.

Outro fator importante para fazer com que a impressão do material seja de qualidade é a cor da imagem, que precisa estar preparada e ser pensada especialmente para a finalidade a qual está sendo criada.

Se todos esses pontos foram observados, não existirão problemas na hora de mandar rodar na gráfica. Peça já a produção do seu material e tenha qualidade garantida!

Fontes:

https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/image-size-resolution.html

https://chocoladesign.com/entenda-o-que-%C3%A9-resolu%C3%A7%C3%A3o-de-imagem-2f62147ea1a7

http://www.desenhoonline.com/site/qual-a-resolucao-adequada-para-uma-imagem-que-sera-impressa-2/

 

AnteriorPróximo