Dicas e tutoriais

O que é gramatura? E quais as mais usuais?

Na hora de escolher as especificações do material a ser impresso, é essencial levar em consideração os diversos aspectos do papel. Por isso é tão importante saber o que é gramatura para escolher a mais indicada. A gramatura é a densidade e o peso do papel, e é através dela que conseguimos identificar qual material possui mais qualidade, resistência e, por fim, o mais indicado para cada tipo de peça gráfica, seja cartão de visita, folder, revista, entre outros.

Gramatura maior ou menor

Ela funciona da seguinte maneira: quanto maior o número da gramatura, mais grossa será sua espessura, e quanto menor o número, mais macio e mole terá o seu aspecto. Elas variam geralmente entre 90g e 300g, e as mais utilizadas são de 90g, 115g, 120g, 150g, 170g, 250g e  300g. Logo mais vamos falar sobre algumas delas e em quais situações elas se aplicam melhor.

Como falamos no começo do texto, ter em mente o que é gramatura interfere diretamente no acabamento da peça. E não é só isso. A escolha da gramatura também é importante porque muda totalmente a percepção que as pessoas têm do material. Uma ótima maneira de entender é observando o cartão de visita: utilizar uma gramatura alta deixa o papel mais resistente, passando a sensação de mais credibilidade e confiança no serviço que o negócio oferece. Mas isso não quer dizer que todo cartão de visita ou material impresso deva ter a gramatura mais alta possível – isso depende muito da sua função e do objetivo. Vamos explicar o porquê.

Objetivo do material

A escolha da gramatura também deve levar em conta o objetivo do material. Para um flyer que tenha alguma dobra, por exemplo, é mais indicado utilizar uma gramatura mais baixa, como 150g, pois ela é mais maleável e macia. Um cartão de visita pode igualmente ter uma gramatura menor, dependendo da situação, como um cartão que tem o intuito de ser dobrado ou cortado – depende da sua criatividade!

Já nos casos em que a impressão é frente e verso, é recomendável utilizar uma gramatura intermediária, uma vez que a espessura pode ficar muito baixa e deixar o material translúcido, atrapalhando a leitura e identificação das imagens. Por isso é tão importante buscar saber o que é gramatura para não cometer erros e acabar jogando dinheiro fora. Agora, vamos mostrar para você os usos mais indicados para cada gramatura.

Usos mais indicados para cada gramatura

90g a 120g: são mais comuns em panfletos, receituários e papéis timbrados;

90g a 170g: podem ser usadas em flyers, capas de revista, folders e etc. Têm espessura boa para serem dobrados e evitar problemas de leitura, como citamos lá em cima;

210g a 300g: é a gramatura mais utilizada para cartões de visita.

Agora que você sabe o que é gramatura e qual utilizar em seus materiais, conheça os produtos da Papira e comece já a imprimir os seus próprios materiais sem erro.

Fontes:

https://www.saxoprint.co.uk/blog/all-about-paper-grammage/ http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/qual-e-melhor-gramatura-de-papel-para-o-meu-impresso/

http://www.createandcraft.com/gb/paper-and-card-weights

AnteriorPróximo