Sem categoria

Refile e sangria: amigos inseparáveis na hora do acabamento

refile-sangria-acabamento

Em todo processo de impressão, é natural a necessidade de acabamentos posteriores à produção das peças. O procedimento chamado de refile nada mais é do que o corte nas laterais do material para remover as sobras de papel. Na hora do corte, é muito comum que apareça um desnível mínimo em alguns lados, ocasionando o surgimento de uma borda branca indesejada em volta do produto. Para evitar essa situação, é preciso adicionar, ainda na edição do arquivo, o que conhecemos como sangria.

                A sangria é uma área extra que serve de plano de fundo e poderá ser cortada no acabamento sem comprometer o material. Normalmente, ela é anexada ao redor da peça, fazendo com que seu arquivo tenha alguns centímetros a mais. As medidas mais utilizadas nas sangrias são de 5mm e 3mm. Nos softwares mais comuns, como o InDesign e Illustrator, a sangria já pode ser criada no momento de abrir um novo documento.

Para saber mais sobre como formatar seu arquivo corretamente e não ter sustos com imagem ou textos cortados do seu material, acesse o Guia de Impressão no site da Papira e tire suas dúvidas.

AnteriorPróximo