Acabamentos, Produtos

Revistas: como o material pode fazer diferença

Um dos itens gráficos mais tradicionais e conhecidos é a revista. Seja para entretenimento, informação, sobre algum setor específico ou até mesmo as institucionais e corporativas, as revistas ainda têm o seu espaço no mundo editorial.

Milhares de títulos são produzidos nacionalmente, com edições mensais e semanais, sem contar as revistas internacionais que são muito consumidas e procuradas pelo público brasileiro e que podem ser encontradas nas bancas e livrarias em toda esquina. A variedade é imensa!

Entre tantas tiragens e opções diferentes, como fazer então para que a sua revista impressa se destaque aos olhos dos leitores?

O conteúdo da sua revista sempre vai ser o ponto mais relevante

A compra de uma revista, seja ela impressa ou online, sempre vai estar atrelada ao que o material oferece ao leitor. O que de interessante ou relevante para o público a sua revista pode apresentar? Esse é o ponto mais importante quando pensamos no desenvolvimento de um material como esse.

É o conteúdo que vai fisgar o seu leitor e fazer com que ele se transforme em alguém que compra sempre a sua revista. É o conteúdo que encanta e cria conexão com quem está com a revista nas mãos.

Hoje, com tantas fontes de informação, principalmente de forma online, é essa conexão e identificação que o leitor tem com o conteúdo das revistas que garante que as mesmas ainda sejam produzidas e distribuídas em larga escala.

Pense muito bem no público, no que seria interessante para ele e conte com o trabalho de profissionais qualificados para a produção do conteúdo editorial da revista.

Uma boa apresentação também conta muito!

Por outro lado, a apresentação do material também é extremamente importante. É muito difícil uma revista com um bom conteúdo fazer sucesso se tiver uma apresentação ruim.

Pense em uma pessoa que terá o primeiro contato com o seu material. Ela ainda não tem conhecimento sobre o conteúdo disponibilizado, então como chamar a atenção? Uma opção é investir em um design assertivo, novamente pensando no seu público. E pelo que ele se interessaria, visualmente falando, num primeiro contato.

Uma arte de capa bem trabalhada pode ser a chave do sucesso para prender a atenção. Deixar claro numa primeira imagem sobre o que a sua revista aborda também é uma ótima estratégia para atingir as pessoas certas e gerar interesse para o conteúdo que as páginas trarão.

revistas-como-o-material-pode-fazer-diferença1@Pinterest

Diferentes temáticas e abordagens pedem diferentes elementos visuais. Muitas revistas voltadas para os designers e ilustradores, por exemplo, investem em uma imagem visual muito forte na capa, para que esse público se identifique com a revista e busque referências nela. Já as revistas de moda precisam trabalhar uma fotografia impactante e com informação atualizada.

Independente do segmento ou do tema trabalhado, outra opção muito interessante é investir em algum diferencial no material de produção da revista. Um material diferenciado deixa o projeto muito mais interessante, sofisticado e atraente.

Hoje as gráficas oferecem diversas soluções para fugir do padrão e abusar da criatividade nas capas e no miolo das revistas!

Como destacar a minha revista através dos materiais de produção?

Uma opção para chamar a atenção para uma revista, em relação às outras, pode ser investir em um papel diferente, tanto para a capa quanto para o miolo (em todo o material ou em apenas algumas páginas específicas, em um caderno especial, por exemplo). Existem muitas opções no mercado gráfico, com diferentes acabamentos e texturas.

revistas-como-o-material-pode-fazer-diferenca2@Pinterest

Investir em acabamentos é uma forma de adicionar qualidade e sofisticação à sua revista. O Soft Touch, por exemplo, é um tipo de acabamento, com uma laminação fosca aplicada em cima do papel e é uma tendência no mercado editorial, principalmente para capas, uma vez que adiciona uma textura aveludada ao material.

A aplicação de verniz UV também pode ser feita em revistas, para enobrecer e trazer uma informação diferente ao tato, com um relevo mais brilhante ou mais fosco que o restante do material. O verniz UV também pode ser utilizado como uma ferramenta para ajudar na durabilidade do material e pode ser interessante para revistas que têm uma periodicidade mais espaçada entre as edições.

A aplicação de um verniz UV pode ser localizada, para dar destaque e diferencial a algum detalhe ou numa aplicação total na página.

Outra ferramenta muito interessante para utilização em capas é o processo Hot Stamping, uma aplicação de camada metalizada, que funciona muito bem em palavras, como no próprio nome da revista, ou em outros detalhes menores que merecem destaque.

Investir em uma gramatura mais pesada também é um diferencial que deixa o material mais robusto. Altas gramaturas também aumentam a resistência da revista e a deixam com um ar mais profissional.

Cortes especiais também são mais uma opção disponível para deixar o seu material mais criativo. Uma aplicação localizada na capa com certeza despertará a curiosidade de quem se deparar com a revista.

Solte a imaginação para pensar nesses detalhes que farão os seus leitores cuidarem da edição como se fosse um livro ou item colecionável.

Se utilizar aplicações e acabamentos diferentes na sua revista de uma forma contínua não for uma opção pela questão do custo, aposte nesses diferenciais em edições especiais e comemorativas!

Conheça algumas revistas com diferenciais editoriais

Revista ZupiA Revista Zupi é direcionada para artistas e criativos, designers e ilustradores. No mercado desde 2001, bilíngue (inglês e português) e distribuída em 22 países, a Zupi sempre traz capas diferenciadas e que se destacam. Trabalham também com um formato diferente do padrão, com uma revista de um tamanho menor. O conteúdo da revista também é muito rico e visual, com trabalhos de uma extensa equipe de criativos.
revista-zupi
@Pinterest

 

Revista PiauíConhecida pelas matérias e reportagens inteligentes e críticas, com a política nacional como principal plano de fundo, a Revista Piauí também investe em capas chamativas para atrair a atenção do leitor. É um ótimo exemplo de publicação que une um conteúdo interessante com apelo visual.
revista-piaui  
@Pinterest

 

Computer ArtsOutra do mundo do design, distribuída em vários países e em várias línguas, a revista Computer Arts trabalha com capas com acabamentos e escolhas fora do padrão, principalmente nas edições americanas.
computer-arts
@Pinterest

Apostar em materiais, acabamentos ou recortes especiais é um diferencial que irá destacar a sua revista no meio de tantas outras nas bancas de jornal e livrarias do país. Se a sua revista for corporativa ou promocional, esse cuidado com os detalhes também irá impactar o seu cliente de forma muito positiva!

 

E você, já pensou nas possibilidades para diferenciar a sua revista através dos materiais de produção? Conte a sua ideia aqui nos comentários!

AnteriorPróximo