Acabamentos

Verniz UV: o que é e para que serve?

verniz-uv-o-que-é-cartão-preto

Quando idealizamos um material, como um cartão de visita ou flyer, é muito importante pensar em todas os processos que o envolvem, desde a produção até a entrega.

Analisar as imagens, cores e a disposição dos elementos é fundamental, mas não devemos nos limitar apenas à isso. Além dessas questões gráficas, também existe o lado sensitivo. Qual o valor que será agregado ao material a partir da gramatura do papel ou de técnicas de impressão?

Muitas vezes não nos atentamos à diferentes técnicas que podem ser aplicadas no papel e acabamos deixando de lado essa parte mais ‘palpável’ na produção do material.

Por isso, se você ainda não sabe muito bem para que o Verniz UV serve e como você pode utilizá-lo a seu favor para dar um toque de sofisticação na hora da impressão, então esse post é para você! Vamos lá?

button (3)

 

O que é Verniz UV?

Você alguma vez já passou a mão em uma capa de livro ou em um cartão de visita e viu que existia um relevo mais brilhoso em algumas partes? Pois é! Essa parte diferente é o Verniz UV.

O Verniz UV nada mais é do que uma técnica de aplicação de tinta transparente no papel impresso, podendo ser brilhoso ou fosco.

Seu uso pode aumentar a durabilidade do material, deixando-o mais resistente ao calor e à chuva. Outra vantagem de optar pelo Verniz UV é justamente para dar um toque mais sensitivo ao material, como falamos anteriormente.

O Verniz UV, se utilizado da maneira correta, traz muito mais sofisticação ao material, mostrando o cuidado com os detalhes mais simples de um cartão de visitas, por exemplo.

 

Diferenças de Verniz UV

Existem algumas diferenças de Verniz UV, portanto se você está considerando aplicar essa técnica, dê uma olhada em qual se adapta mais ao seu material para solicitar corretamente na gráfica.

 

Verniz UV brilhoso ou fosco:

O Verniz UV brilhoso é o mais utilizado, principalmente como destaque em logos de cartões de visita. O Verniz UV fosco seria o contrário, dando destaque com a parte fosca ao deixar o restante do material com brilho.

Verniz UV localizado:

O Verniz UV localizado é quando se aplica a tinta transparente em apenas alguns detalhes do material, em logos ou títulos, por exemplo. É uma forma de dar sofisticação por meio dos detalhes, destacando as partes consideradas mais importantes.

Verniz UV total:

O Verniz UV total pode ser feito apenas na frente do material ou frente e verso. Como o nome já diz, é aplicada a tinta transparente em toda a superfície do material. 

 

Ideias de como usar o Verniz UV

Existem várias maneiras de utilizar o verniz UV para agregar mais valor ao seu material, seja ele um cartão de visita, um marca página, um flyer ou um folder. Você pode aplicar essa técnica também em diversos outros tipos de materiais, como capas de livro, revistas etc.; basta usar a criatividade!

Como mencionamos anteriormente, o verniz UV localizado é uma maneira de dar vida à alguns detalhes do seu material, destacando-os de maneira sutil e sofisticada. Muitas vezes essa técnica é utilizada em logos, em detalhes gráficos e em palavras.

Uma dica é aplicar o Verniz UV em fundos escuros, o que dá ainda mais destaque e traz um brilho a mais!

Para te dar algumas ideias de como você poderia utilizar o verniz UV no seu cartão de visita, trouxemos uns exemplos em que a técnica foi muito bem aplicada:
cartao-white-verniz-uv verniz-uv-cartao-profissional cartao-design-verniz-uv cartao-empresa-verniz-uv

@Pinterest

button (2)

Quais os tipos de materiais recomendados para aplicação?

Os papéis couché são os mais indicados para receber a aplicação de Verniz UV, com a gramatura a partir de 170g. Outros materiais de impressão com a mesma gramatura indicada ou maiores, também podem receber a aplicação.

 

Indicando no arquivo a impressão com Verniz UV

Agora que você já está certo de que utilizará o verniz UV na sua arte, é preciso indicar no arquivo que você deseja aplicar a técnica.

Muitas vezes acabamos deixando para informar esses detalhes na hora da impressão, o que pode resultar em custos adicionais para que a própria gráfica ajuste o arquivo. Além disso, você corre o risco da gráfica não possuir o programa no qual foi feita a sua arte, impossibilitando-a de editá-la.

Para que você tenha certeza de que terá o seu material em mãos da forma desejada, é importante que ao produzir o seu arquivo você já deixe indicado os locais que deseja aplicar o Verniz UV.

grafica-online

 

 

Para fazer isso, recomenda-se criar um máscara na página e indicar com alguma cor diferente onde deve ser aplicada a tinta transparente. É importante deixar bem claro ao enviar para a gráfica que foi feito isso no arquivo e que você deseja utilizar essa técnica de impressão, pois pode ser que passe despercebida a máscara no arquivo.

Se você não utilizou um arquivo no qual seja possível fazer essa máscara, você pode pedir ajuda de um designer profissional para finalizar o seu arquivo. Na Papira, você pode solicitar um atendimento com um designer e ter certeza de que seu material será fechado corretamente para uma impressão de qualidade na Gráfica Papira.

 

E aí, está sabendo tudo sobre verniz UV agora? Então compartilhe o post com os seus amigos e acompanhe mais notícias em nosso blog!

AnteriorPróximo