Perguntas Frequentes

O que significam as siglas RGB e CMYK?

A sigla RGB corresponde às iniciais, em inglês, das 3 cores utilizadas neste padrão: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. 

A sigla CMYK corresponde às iniciais, em inglês, das 4 cores utilizadas neste padrão: Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é o padrão correto a ser utilizados para impressos em papel, pois geram maior qualidade nas cores.

Temos, então, um paradoxo na produção gráfica, pois o cliente visualiza seu material no monitor de seu computador no padrão RGB, enquanto a gráfica imprimirá utilizando o padrão CMYK! A proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais. Portanto se você criar sua arte em RGB, deverá transformá-la em CMYK antes de enviar a PAPIRA.