Perguntas Frequentes

Quais são os papéis usados pela PAPIRA? Quais são suas diferenças?

A PAPIRA oferece ao cliente 4 opções de papéis: Sulfite, Couche, Reciclato e Supremo. 
Sulfite ou Off Set: é o nome do papel fabricado com celulose branqueada com a adição de carga mineral na ordem de 10 a 15%. É utilizado principalmente para produtos que terão impressão ou escrita sobre ele, tais como: envelopes, blocos, cadernos, papéis carta, agendas, etc. Por ser geralmente mais barato que os outros papéis, também é utilizado na confecção de impressos em geral, como por exemplo: folders, folhetos, panfletos, cartazes, papéis bandeja,etc. 

Couche: é o nome dado aos papéis revestidos com uma camada de adesivo e pigmento. Este papel é utilizado em larga escala por todo o meio publicitário, principalmente para a confecção de revistas, folders, folhetos, malas diretas, cartões postais e de visita, capas de livro, etc. Apresenta folhas com o aspecto bem alvo e liso, sem rugosidades. Existem inumeros fabricantes e variações do papel Couche no mundo, como por exemplo o Couche Fosco, Couche Brilho, Couche L2, etc. A PAPIRA utiliza o Couche Brilho nos seus produtos, nas gramaturas 250 gms e 300 gms.

Reciclato: É o nome dado ao papel que, em sua fabricação, utililiza-se de alguma porcentagem de matéria-prima oriunda de reciclagem. Por este motivo, é o papel mais ecologicamente sustentável em relação a todos os outros e sua utilização cresce constantemente. Seu custo é levemente superior ao do Sulfite. Oferece grande variedade de cores e textura, proporcionando ao usuário um resultado diferenciado dos papéis frequentemente utilizados. Podem ser utilizados em qualquer tipo de impresso.

Supremo: nome comercial dado ao papel Cartão Triplex fabricado exclusivamente com celulose branqueada. Geralmente são bem colados em formatos, com acabamento monolúcido, alisado ou super-calandrado. São comercializados para várias aplicações tais como pastas, embalagens capas, convites, cartões de visita e postais. A PAPIRA utiliza em seus produtos o Cartão Triplex 300 gms.