Montagem de Arquivos

Configurando Linhas e Textos Pequenos

Na impressão offset pode ocorrer do seu impresso ter variação de registro de décimos de milímetro. É uma medida muito pequena e, de fato, não afetará o resultado final de impressos médios e grandes, mas pode fazer toda a diferença para elementos pequenos; linhas finas e textos de tamanho menor ou igual a 8 pontos.

Quando falamos de uma impressão CMYK, estamos lidando com retículas (pequenos pontos nas quatro cores que, agrupados, dão origem a novas cores). A variação em um dos registros de cor pode acarretar em um efeito “desfocado” em seu texto. Para evitar isto, recomendamos que elementos pequenos sejam compostos por no máximo duas cores.

Por exemplo:

Linhas e Textos Pequenos

O mesmo serve para linhas finas (com menos de 2 pontos de espessura). Supondo que você precise configurar a cor da sua linha para marrom. São necessárias três cores para compor o marrom: ciano, magenta e amarelo. 

Nesse caso, diferente do preto ou do cinza, não temos como utilizar menos cores. Se não podemos mudar a cor, o ideal será deixar esta linha um pouco mais espessa (3 pontos ou mais). Garantindo a cor desejada, sem correr o risco de sair aquela impressão “desfocada”.