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Neuromarketing: Entendendo a mente do consumidor

Escrito Por: text_none_author Publicado em: Marketing - Divulgação Data de Criação: 24/01/2022 Acessos: 1334 Comentários: 0

Entenda o que é Neuromarketing para analisar e entender as reações do consumidor e saiba como aplicar os resultados na sua empresa. Continue lendo para saber mais.

Para responder perguntas como: Por que o consumidor prefere uma determinada marca? Por que ele compra ou deixa de comprar um produto? Quanto ele está disposto a pagar por isso? O que ele está pensando antes de comprar um produto? Podem ser aplicados o Neuromarketing. Por isso, vamos entender qual o conceito desse estudo e como aplicá-lo no dia a dia.
 

Neuromarketing, o que é?

Neuromarketing é um campo de estudo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor e tem como objetivo, a necessidade de obter resultados mais assertivos. O Neuromarketing, além do marketing e neurociência, também tem como base, a psicologia, biologia e antropologia.

Basicamente, o Neuromarketing busca entender o que influencia os consumidores na decisão de compra e sua reação diante a alguma marca e/ou produto, usando a neurociência no marketing para buscar respostas por meio de uma pesquisa detalhada ou testes que usam de tecnologias de medição de atividade cerebral.
 

A origem do Neuromarketing

O termo “Neuromarketing” foi originado por Ale Smidts, um professor de Marketing na Erasmus University. Porém, foi o médico e pesquisador da universidade norte-americana de Harvard, Gerald Zaltman, que teve a ideia de usar aparelhos de ressonância magnética para obter respostas na área do Marketing, e não de estudos médicos.
 

Como aplicar o Neuromarketing na sua empresa?

Aplicações de elementos do Neuromarketing para a sua empresa, consiste em vários fatores diferentes, que você pode analisar quais podem ser mais adequadas para o seu negócio, vamos citar algumas delas abaixo:
 

  • Conteúdos Visuais

Os conteúdos visuais são muito valorizados para quem vê, principalmente porque as imagens são processadas mais rápido que as palavras. Com a popularidade de posts pela internet, isso se tornou maior. A valorização da beleza pelo que se vê, faz com que haja confiança para aquilo se desenvolver.

Fazer posts com cores de acordo com a empresa, ou com qualquer coisa que você queira compartilhar, despertam grande interesse no público. O posicionamento de elementos nas imagens também tem um papel importante nesse aspecto.

 

  • Cores

A psicologia das cores é uma técnica utilizada por muitas empresas. O que deve ser feito é identificar as cores que devem ser aplicadas para impactar o público de acordo com o que você quer atingir.

A cor vermelha, por exemplo, é muito usada por redes de fast food para despertar o apetite e criar um senso de urgência, para que os clientes comam e saiam do local rapidamente. Outro exemplo é a cor verde, que é muito usada para transmitir sensação de vitalidade e natureza.

Todas as cores transmitem um significado diferente, você só precisa identificar qual sensação você quer passar para seus clientes e usar a cor indicada.

 

  • Preço

Apesar da precificação não ser o único motivo de compra do consumidor, ainda é um elemento muito importante na hora da decisão, principalmente por ser um fator que motiva o indivíduo emocionalmente. Portanto, é algo que não deve ser deixado de fora, pois exerce muita influência sobre ele.
 

  • Chamadas

Títulos chamativos que despertam grande curiosidade e interesse por parte do consumidor é um ótimo gatilho para chamar atenção para algo que você queira expor. O objetivo é despertar uma necessidade de consumo, portanto, títulos e frases que condizem com seus possíveis desejos e interesses são um grande influenciador emocional para o indivíduo.
 

  • Jingle

Jingle é um termo em inglês que faz referência a uma mensagem musical publicitária. Esta mensagem é exclusiva e elaborada com um refrão simples e curto, com o objetivo de ser lembrado com facilidade. É muito usado em campanhas publicitárias para identificar uma marca ou um produto, podendo ser falada ou cantada.

Pensar em um jingle para sua marca ou produto, pode fazer com que seja lembrado facilmente, como as grandes marcas famosas fazem. Um exemplo disso, é a marca de remédio Doril, a marca tem um jingle muito conhecido que é: “Tomou doril, a dor sumiu”. Portanto, pensar em um bom jingle pode alavancar a imagem da sua empresa e dar mais visibilidade ao alcançar mais pessoas.

 

Quais benefícios o Neuromarketing pode trazer para o seu negócio?

Se você ainda tiver com dúvidas se essa estratégia seria realmente efetiva para você e a sua empresa, vamos listar alguns benefícios que você pode obter usando o Neuromarketing:

 

  • Tomada de decisão assertiva 

Os detalhes dos resultados obtidos no Neuromarketing para o negócio podem potencializar a tomada de decisão por parte dos consumidores. Ao entender todos os motivos que influenciam os indivíduos a fazer uma compra, se torna mais fácil realizar ações que explorem esse aspecto.
 

  • Campanhas publicitárias efetivas


Conhecendo os motivos dos consumidores, a criação de conteúdo também fica mais assertiva, possibilitando uma chance maior de alcance e interesse por parte do seu público. Um conteúdo que foi feito pensado no que ele quer, a atração para aquilo também será maior e mais certeira, por isso, se torna mais efetivo.
 

  • Produtos direcionados aos públicos

O Neuromarketing pode trazer informações sobre o que desperta mais interesse nos consumidores. Por isso, a criação de produtos voltados diretamente para esse público se torna mais fácil e automaticamente mais assertivo, possibilitando uma chance maior de compra por parte do indivíduo.
 

  • Aprimoramento da experiência do consumidor

O Neuromarketing traz à tona os gostos e preferências dos consumidores, por isso, criações para evoluir a relação da empresa com eles, também se tornam mais fáceis de serem feitas. Como os clientes valorizam muito a forma de como são tratados, levar um atendimento personalizado para eles, com base nos interesses deles, podem se tornar efetivas a relação entre vocês e a realização da compra por parte deles.

 

Anote e analise todos os elementos citados sobre Neuromarketing e aplique-os em seu negócio de acordo com o que sua empresa precisa. Feito da maneira certa, trará bons resultados e efetivará clientes.


 

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