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O feed é sua vitrine: Saiba como organizar as redes sociais da sua empresa

Escrito Por: Brenda Isis Publicado em: Marketing - Divulgação Data de Criação: 31/01/2022 Acessos: 192 Comentários: 0

A imagem da sua empresa é um dos maiores atrativos para os clientes. Por isso, saber como organizar as redes da sua empresa é de grande importância. Vamos te dar algumas dicas sobre como fazer isso. Continue lendo!

Nas lojas físicas, vitrines bem organizadas chamam a atenção das pessoas. Mas com a popularização da internet e consequentemente, a mudança de hábitos de compras dos consumidores, muitas lojas adaptaram suas vitrines para feeds de redes sociais.

Algumas migraram de vez para o virtual, outras fizeram esquema híbrido, intercalando entre o físico e online. O maior objetivo dessa migração é alcançar mais público, vender mais e reforçar a imagem da marca, além de também, acompanhar os consumidores na tendência de compras online.

É muito importante se atentar ao que deve ser feito diante das atualizações do mercado. E atualizar-se nas redes sociais é a mais importante no momento, pois é algo que tem sido muito valorizado pelos consumidores.

Observe que todas as grandes empresas estão nas redes sociais, como exemplo: Magazine Luiza, Netflix, Ponto Frio, entre outras. Estas grandes empresas, como outras infinidades de pequenas empresas, e até mesmo trabalhadores autônomos, adotaram as redes sociais como foco principal para vender e divulgar seus produtos e serviços.

A importância de fazer parte desse nicho é impactante, por isso, vamos iniciar o passo a passo fazendo uma análise das redes sociais e dando dicas para te ajudar a organizar o seu feed, para alavancar a imagem da sua empresa e fazer com que ela ganhe mais visibilidade no mercado.

 

Quais redes sociais podem ser usadas na minha empresa?

Há algumas redes sociais mais populares do que outras. Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube, TikTok, Pinterest, são as mais usadas pelas pessoas, porém, é importante pautar que, você precisa estudar cada tipo de rede social, qual o seu público-alvo, qual a utilidade maior dessa rede social, e quais os benefícios ela pode trazer para o seu negócio.

Essa importância se dá por conta de que, cada rede social tem sua especificidade, por isso, analisá-las fará com que você tome a melhor decisão para encaixar tal rede para melhorar o seu negócio de acordo com o que você transmitir para seus clientes, sem precisar criar uma conta em todas elas, pois, além não ser necessário, pode acabar atrapalhando a gestão e não conseguindo o resultado esperado.

 

Para ajudar você a saber mais sobre essas redes sociais, vamos descrever qual a principal função de cada uma delas:

Facebook

Facebook é a rede mais populosa e mais conhecida em diversos locais do mundo, para pessoas de qualquer região e idade, tendo a capacidade de atingir facilmente todos estes nichos citados.
O Facebook é ideal para qualquer tipo de negócio, por conta do seu poder de impactar e viabilizar de várias formas a imagem de quem usa a rede. Além disso, o Facebook também tem várias funcionalidades, onde é possível compartilhar fotos, vídeos, gifs, links, textos, fazer anúncios, criar página comercial, criar eventos, etc.
Todas essas funções podem ser aproveitadas para alavancar o seu negócio, principalmente por conseguir atingir pessoas do mundo inteiro.

 

Instagram

O Instagram é a segunda rede mais famosa e populosa do mundo. É uma rede visual, ideal para fazer uma "vitrine online”.
Apesar de não ter tantos recursos como o Facebook, seu poder de engajamento é maior. Permite a postagem de fotos em forma de carrossel, colagem de fotos e hashtags. As funcionalidades de vídeo curtos também possibilitam qualquer tipo de divulgação sem cansar e tomar muito tempo dos que consomem o conteúdo.
O Instagram é uma rede que precisa de mais criatividade e atenção para atingir o público de forma assertiva.

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede mais profissional, que tem funcionalidades parecidas com as do Facebook.
É uma rede social voltada para compartilhar conteúdos educacionais, reconhecimentos públicos a funcionários, fazer postagens sobre a empresa, seja internamente ou externamente e anunciar oportunidades de emprego. 

 

YouTube

O YouTube também é uma das redes mais conhecidas no mundo, as últimas atualizações da rede permitem compartilhar imagem, textos e vídeos curtos, porém, a sua maior funcionalidade são os vídeos de longa duração.
Ter um canal no YouTube é ideal para quem quer compartilhar conteúdos detalhados e explicativos de forma dinâmica que prendem a atenção do usuário.

 

TikTok

Apesar de ser uma rede social mais recente, o TikTok teve um impacto que tomou grandes proporções , até se tornar uma das redes sociais mais famosas do mundo.
O público-alvo dessa rede são os jovens, por isso, o conteúdo a ser compartilhado também demanda muita criatividade para prender esse público.
É uma rede de vídeos curtos que podem abranger vários estilos e temas.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social para compartilhar conteúdo visual, e também usada como portfólio, mais voltada para quem trabalha com artesanato, moda, reforma, fotografia, artes visuais e qualquer coisa que valorize uma imagem de qualidade.

O que devo saber antes de começar a gerir as redes sociais da minha empresa?

As estratégias para gerir as redes sociais sempre começam com estudos e análises, portanto, vamos abordar alguns tópicos importantes que você deve saber antes de aplicar no seu negócio.

 

Público e Abordagem

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual é o seu público e o que ele consome. Em cada rede haverá uma mudança de linguagem e comportamento, mas para identificar isso assertivamente deve-se conhecer as pessoas que te seguem, para assim, conseguir fazer conteúdos que vão atingi-los da maneira correta. Além disso, esse conhecimento também vai garantir que você consiga:

  • Analisar quais são os horários estratégicos para postagem
  • Montar um cronograma com a frequência certa de publicações
  • Publicar conteúdos que interessam essa público
  • Saber como deve interagir com o público
     

Defina um objetivo

Qual o objetivo que você quer alcançar entrando no mundo das redes sociais? Essa é uma questão importante que deve ser avaliada. Analise o que você deseja alcançar para a sua empresa antes de começar a pôr em prática nas redes sociais. Seja vender mais, conseguir mais engajamento com o público, aumentar a visibilidade da sua empresa, divulgar a sua marca, etc.

A definição sobre qual rede social usar para cada caso específico também entra neste tópico, isso e o conhecimento sobre o seu público irão te ajudar a achar o caminho para conseguir traçar a sua meta.

Identidade Visual

Definir uma identidade visual para sua marca ou empresa é extremamente importante. A imagem que você apresentar para o mundo pode ser alvo de popularidade se feita da maneira correta.

Manter uma coerência de cores, por exemplo, é uma maneira de manter a identidade visual. Use cores que combinem com as cores da marca/empresa nas publicações. Isso vai fazer com que as pessoas notem com mais frequência e mais facilidade seus conteúdos sem precisar sempre procurar de onde vem, pois com o tempo e o costume da aparição desses conteúdos, vai marcar de forma que fique na memória do usuário, e ele saberá identificar que aquilo pertence a sua empresa.

Como fazer a gestão das redes sociais da minha empresa?

Após analisar e estudar sobre as redes sociais e estratégias a serem usadas, vamos abordar tópicos com dicas para ajudar você a gerir as redes sociais da sua empresa, usando todas as dicas citadas acima.
 

Monte um cronograma de publicações

Manter um cronograma para as publicações, servirá para marcar o público com a aparição da sua imagem, onde vão conseguir identificar facilmente a sua marca. Além da organização, datas e horários devem ser seguidos para manter um bom fluxo sem ultrapassar a média de posts por dia, para que não fique cansativo para o usuário.

Meça os resultados

Medir os resultados do que você tem feito é de extrema importância. Com isso você irá saber se está gerando algum ganho para o seu negócio, o que deve ser mudado e começar a agir a partir disso e entender quais estratégias estão funcionando melhor para cada rede social.

Interaja com o público

Responder menções, comentários, repostar stories, todas essas interações com o público devem ser feitas, mostra o cuidado e a importância que a empresa tem com eles, é algo muito valorizado.

Outro ponto a ser citado é a interação personalizada, não deixar com que apenas robôs façam essa interação, pois acaba caindo numa rotina de respostas prontas para todas pessoas. A interação personalizada faz com que o cliente se sinta mais confortável, pois vai perceber que é uma pessoa que está falando diretamente com ele.

Checklist 

Para finalizar nosso conteúdo, preparamos uma checklist para você não esquecer nadinha, começar a pôr em prática e garantir sucesso para sua empresa. Confira:
 

  • Veja em qual ramo sua empresa se encaixa e analise qual rede social valoriza melhor a sua marca e o que você deseja passar para seus clientes.
     
  • Anote todas as funções das redes sociais citadas, analise e estude para que você consiga saber qual a melhor para aplicar em sua empresa.
     
  • Defina uma identidade visual única para sua empresa/marca e faça conteúdos usando sempre a mesma identidade . A identificação a partir das cores, por exemplo, é fácil de ser notada e consegue marcar o público de maneira eficaz.
     
  • Sempre meça os resultados obtidos com o que é feito. É importante para distinguir o que está dando certo e o que não está, para saber como prosseguir e resolver o problema.


 

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