Conheça o glossário que nós preparamos para você conhecer os principais termos gráficos usados por profissionais para não errar na hora de produzir o seu material.
No mundo gráfico existem vários termos que facilitam a produção dos materiais do começo ao fim. Aqui no blog já abordamos alguns termos específicos para vocês conhecerem. Hoje, vamos mostrar o glossário completo com os principais termos usados pelos profissionais da área para você conhecer e aprender, para não errar na hora de montar o seu material e saber exatamente o que pedir. Confira:
RGB: A sigla RGB corresponde às iniciais, em inglês, das 3 cores utilizadas neste padrão: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. CMYK: A sigla CMYK corresponde às iniciais, em inglês, das 4 cores utilizadas neste padrão: Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é o padrão correto a ser utilizado para impressos em papel, pois geram maior qualidade nas cores. . 1x0: Significa impressão apenas na frente do impresso, sempre na cor PRETO. 1x1: Significa impressão na frente e no verso do impresso, sempre na cor PRETO. 4x0: Significa impressão na frente do impresso, em quatro cores, permanecendo o verso do impresso sem impressão. As quatro cores seguem o padrão CMYK e podem recriar praticamente todas as outras cores existentes. 4x1: Significa impressão em quatro cores na frente do impresso e impressão na cor preta no verso do impresso. 4x4: Significa impressão em quatro cores tanto na frente quanto no verso do impresso. Offset: O nome Offset significa “fora do lugar”. Este é o tipo de impressão mais conhecido no mercado gráfico. Sem precisar de um profissional para manusear a máquina, a impressora Offset funciona com matrizes de chapa de alumínio, onde o material é passado por para matriz e só depois é transferido para outro material usado. Além disso, também é usado dois cilindros pressionados um ao outro para funcionar. Digital: Ao contrário da impressão Offset, a digital não precisa passar por vários processos até chegar no material a ser usado, ela é feita diretamente no material, precisando de um arquivo digital para começar o processo. Sublimação: A sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta da tinta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. É muito usado em tecidos e materiais como alumínio, cerâmica e vidro, por exemplo.
O processo de impressão sublimática é feito através de tinta especial para aplicação em papéis tratados. A impressão destes papéis é transferida para o produto através da prensa quente do papel sobre a superfície. A temperatura e tempo de transferência varia de acordo com o substrato. Logotipo (ou Logo): Logo ou Logotipo, é o nome da marca de forma escrita. Consistindo em ícone + tipografia que representa uma empresa ou marca. Marca: Marca é a representação gráfica de um conjunto de elementos e significados da empresa em forma de imagem e identidade visual. Como um desenho, símbolo ou ícone. Margem de segurança: Área de segurança que fica a 3mm para dentro de cada extremidade. Onde os objetos e textos precisam estar contidos, exceto o fundo, o qual precisa estar sangrado. Sangria: A área de sangria do seu documento, é a expansão do fundo com 4mm de cada lado, para garantir o melhor acabamento na hora do corte, evitando que o mesmo possa vir com filetes em branco. Couchê: É o nome dado aos papéis revestidos com uma camada de adesivo e pigmento. Apresenta folhas com o aspecto bem alvo e liso, sem rugosidades. Existem inúmeros fabricantes e variações do papel Couche no mundo, como por exemplo o Couchê Fosco, Couche Brilho, Couchê L2, etc. Sulfite: Também chamado de papel apergaminhado, off-set ou papel ofício. O Sulfite é um papel branco comum, de aspecto liso e poroso que apresenta excelente aderência à tinta de impressoras, canetas e a qualquer pigmento de lápis, entre outros. Seu nome é dado por causa da adição do sulfito de sódio na sua fabricação. Reciclato: Este é o nome dado ao papel que, em sua fabricação, utiliza-se de alguma porcentagem de matéria-prima oriunda de reciclagem. Por este motivo, é o papel mais ecologicamente sustentável em relação a todos os outros e sua utilização cresce constantemente. Oferece grande variedade de cores e textura, proporcionando ao usuário um resultado diferenciado dos papéis frequentemente utilizados. Kraft: Papel Kraft é um tipo de papel fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose de polpas de madeiras macias. Esta mistura de fibras confere a este tipo de papel características iguais às de sua origem: Maciez e resistência. Além disso, podem ser coloridos durante a impressão se preferir, mas sua cor natural é parda. A0: Tamanho de uma folha de 841x1189 mm A1: Tamanho de uma folha de 594x841 mm A2: Tamanho de uma folha de 420x594 mm A3: Tamanho de uma folha de 297x420 mm A4: Tamanho de uma folha de 210x297 mm A5: Tamanho de uma folha de 210x148 mm A6: Tamanho de uma folha de 105x148 mm A7: Tamanho de uma folha de 105x74 mm A8: Tamanho de uma folha de 74x52 mm A9: Tamanho de uma folha de 52x37 mm A10: Tamanho de uma folha de 37x26 mm Folha: Folha é toda face capaz de receber impressão. Cada folha tem duas páginas. Lâmina: Lâmina é o formato aberto do material gráfico. Cada lâmina possui duas folhas e quatro páginas.
Agora que você já conhece os principais termos utilizados nas produções de materiais gráficos, que tal garantir o seu de forma correta? Conte com a gente para personalizar seus produtos do jeitinho que você quiser, com a sua marca! Clique aqui para acessar o nosso site ou veja alguns dos nossos produtos abaixo:
Se você gostou desse conteúdo, continue nos acompanhando.
Toda semana tem post novo por aqui. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.
Desejamos boas vendas para você!
Captcha